terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bolo de Abóbora com "Nata" Azeda (Vegan)






















Este bolo de abóbora é fantástico para um domingo chuvoso, acompanhado com um chá bem quente. Bem... este bolo é fantástico para todos os dias!
Não é daqueles bolos que ficam super vistosos, como acabado de sair de uma revista de cake design, mas o seu ar caseiro é, de alguma forma, reconfortante.

Ingredientes Bolo
- 350 gramas de abóbora
- 50 gramas de óleo vegetal
- 200 gramas de açucar amarelo ou mascavado
- 6 colheres de sopa de água
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de cravinho
- 1 colher de chá de noz moscada
- 100 gramas de farinha integral
- 100 gramas de farinha com fermento

Ingredientes Nata Azeda
- 1 pacote de natas vegetais
- 1 lima

Preparação
1. Picar bem a abóbora ainda crua
2. Juntar os restantes ingredientes, excepto a farinha, e envolver bem
3. Juntar os dois tipos de farinha à mistura anterior e envolver
4. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 25/30 minutos e verificar depois a cozedura. É um bolo que não cresce muito alto e que fica húmido.
5. Enquanto o bolo está no forno, preparar as natas azedas. Juntar às natas vegetais, o sumo da lima e mexer. As natas ficarão automaticamente mais espessas. Se pretender um sabor a lima mais intenso, basta juntar também a raspa. Se não tiver lima, pode utilizar meio limão porque o resultado é semelhante.
6. Servir o bolo ainda morno com as natas azedas a acompanhar

Blog Vegetariano, porquê?
















Este blog surge da vontade de explicar melhor o que uma vegetariana cozinha e come no dia a dia.
Quando me tornei vegetariana e dizia às pessoas com quem me ia cruzando e a quem precisava de "avisar" que era vegetariana, os primeiros comentários iam remeter sempre ao mesmo "só comes tofu e saladas, então!" 

Nada mais longe da verdade! A minha alimentação é muito variada. Mais até do que antes. 
"Apenas" não consumo produtos de origem animal, com raras excepções, como sejam, os ovos, lacticínios e mel. No entanto, mesmo em relação a este produtos, privilegio sempre os biológicos e locais, não só por questões éticas, mas também pela qualidade.

As minhas sugestões para opções vegetarianas serão também de restaurantes, lojas e outros locais que poderão contribuir para uma alimentação mais saudável e ética (mas sem falsos moralismos!).

Não tenciono que todos se tornem vegetarianos, mas podem, por exemplo, numa das refeições da semana, preparar um prato diferente para a família, surpreender os amigos com um jantar temático ou simplesmente cozinhar algo novo apenas para si. Porque não? O que tem a perder?
Existem inúmeras possibilidade para refeições vegetarianas e é isso mesmo que este blog pretende: apresentar opções vegetarianas para diversas ocasiões. 
Receitas simples e sem pretensões, porque ser vegetariana é comer tofu e muito mais!