terça-feira, 13 de maio de 2014

Sopa Miso com Cogumelos e Tofu
























Quando me tornei vegetariana, tive que arranjar uma alternativa à canja de galinha que tão reconfortante era para mim. Depois de algumas experiências, encontrei a minha nova "canja"... e muito mais versátil!

A pasta miso é originária do Japão e resulta da fermentação da soja. Serve para temperar diversos pratos e confecionar este tipo de caldos. Hoje em dia, é muito fácil encontrar em lojas especializadas, e até hipermercados, e existem várias versões, nomeadamente com arroz.
É uma receita muito versátil porque podem substituir estes ingredientes por outros que prefiram ou tenham em casa, por exemplo, sem saber como utilizar.
A massa soba também pode ser substituída por noodles, aletria ou outra, convém ser pequena para adquirir melhor o sabor. A vantagem desta massa soba é que não tem glúten.
Inspirem-se, deêm asas à criatividade e encontrem o reconforto na vossa sopa miso!

Ingredientes

250 g. tofu
100 g. massa soba
3 cogumelos brancos grandes
100 g. espinafres
4 colheres de sopa de alga arame
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de pasta de miso
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sobremesa de óleo de sésamo
1,5 litro de água
sal

Preparação

1. Colocar a massa soba, a alga e os cogumelos a ferver na água.
2.  Quando a massa estiver quase cozida, juntar os espinafres e o tofu cortado em quadrados pequenos e reduzir a temperatura para não ferver mais.
3. Adicionar a pasta de miso, o óleo de sésamo, o gengibre e o molho de soja. Deixar ao lume, mas sem ferver, durante 3 minutos.
4. Verificar se necessita de sal e servir ainda quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário